Links para teste de Velocidade:

Site Endereço
Sistema de Medição de Tráfego Internet* http://simet.nic.br/



Informativa sobre o Software de Medição de Qualidade de Conexão (Serviço de Comunicação Multimídia)
SOFTWARE DE MEDIÇÃO DA QUALIDADE DE CONEXÃO

Prezado Assinante, a Netell Internet se sente mito honrada em ter você como cliente e usuário do serviço de acesso à Internet Banda Larga Fixa e, desde já, agradece pela sua escolha.

Informamos que, em observância ao disciplinado no Regulamento de Gestão da Qualidade do Serviço de Comunicação Multimídia (RGQ-SCM, Resolução Anatel nº 574/2011, de 28.10.2011), encontra-se disponível em nosso site na Internet (www.netellinternet.com.br) o acesso ao software de medição da qualidade de conexão (Internet/banda larga), devidamente aprovado pela ANATEL/GIPAQ, razão pela qual não é indicada a utilização de qualquer outra ferramenta/software de medição de qualidade de conexão. Nesse sentido, a Netell Internet apresenta este conteúdo informativo para auxiliá-lo na medição da qualidade de sua conexão banda larga (Internet) fixa.

A Anatel desenvolveu um software para medir a qualidade da sua banda larga fixa ou móvel. Para saber como é medida a conexão baixe a Cartilha informativa. Clique no link e acesse o Medidor de velocidade.


Qual a finalidade desse software?

O software para medição da qualidade de conexão permite ao Assinante, a qualquer tempo, medir a qualidade de seu acesso à banda larga fixa (Internet), visualizando os seguintes indicadores:
 data e hora da medição;
 localização da medição;
 velocidade instantânea;
 latência bidirecional;
 variação de latência;
 taxa de perda de pacotes.

Como acessar o software?

O software poderá ser acessado por meio do link www.speedtest.net, disponível na página do seu serviço de banda larga fixa. (Link da página da prestadora). Logo após, clique no ícone “Iniciar Teste” e aguarde o resultado das medições. Será apresentada a seguinte tela com o resultado:

Observe que este software não será instalado no computador do Assinante, ficando disponível em um endereço da internet.

O que devo fazer antes de iniciar uma medição?

O Assinante deverá fechar todos os programas e aplicativos, para minimizar a interferência na medição. Mesmo os programas que, via de regra, não utilizem conexão com a internet, podem realizar atualizações em segundo plano, de forma concomitante à realização do teste de aferição da qualidade, o que pode interferir no resultado do teste. Mensageiros instantâneos, como o MSN e Skype, também devem ser fechados. A qualidade das medições é função não só da conexão como também dos fatores relacionados acima e das condições de uso dos equipamentos do Assinante.

Perguntas mais frequentes (FAQ)

a. Como acessar o software para medição da qualidade de conexão? Documento publicado em atenção às determinações constantes da Resolução n.º 574/2011. Página 4 de 4 O software poderá ser acessado por meio do link www.speedtest.net, disponível na página do seu serviço de banda larga fixa. (Link da página da prestadora).
b. O que é velocidade instantânea? É a quantidade de dados trafegada na rede em 1 segundo, medida em kilobits por segundo (Kbps).
c. O que é latência bidirecional (ping)? É o tempo, medido em milissegundos, necessário para uma informação ir a um ponto da rede e voltar ao seu computador.
d. O que é a variação de latência (jitter)? É a variação da latência bidirecional, ou seja, é a diferença de tempo entre cada medição de latência.
e. O que é a taxa de perda de pacotes? É um índice, expresso em porcentagem, que indica a quantidade de pacotes de dados que não chegaram a seu destino, ocasionando seu novo envio.
f. O que é download e upload? Download é a transferência de dados de um computador remoto para o seu computador local, e upload é a transferência inversa, do seu computador para um local remoto.


Mais Informações

Para maiores informações acesse o link http://www.brasilbandalarga.com.br/index.php/faq#S...